segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mitos

 1) As unhas quebram mais no verão

 É mito. O que acontece é que as unhas ficam mais úmidas nessa época, dando a impressão de estarem moles e frágeis, mas não justificam tal afirmação. É lenda. Se fosse assim, só teríamos lançamentos de coleção primavera, pulariam a coleção verão!

 2) Lixar as unhas ao invés de cortá-las faz com que fiquem mais fortes ou cresçam mais rápido

É mito. Cortar ou lixar não influencia nada do crescimento ou da resistência das unhas. Faz sentido né? As unhas crescem da raiz às extremidades, e não o contrário (nada a ver com unhas, mas a resposta também vale para os cabelos).

 3) Mito mestre: As unhas devem ficar alguns dias sem esmalte para poderem respirar.

Típica resposta provavelmente dada por alguém que tem preguiça de explicar melhor. Imaginem só: você com esmalte há 6 dias, aí quando vai passar o removedor repara que suas unhas estão roxinhas, cianóticas, com falta de ar! As unhas não respiram, mas ressecam com o excesso de esmaltes. Elas são feitas de queratina, uma proteína fibrosa, a mesma proteína que está presente nos cabelos. Uma vez que a unha nasce e cresce se pode dizer que é praticamente morta, tal como os cabelos: por isso quando cortamos as unhas ou os cabelos não dói! O ideal é que se fique uma semana sem esmaltes e se associe à pausa o uso de cremes hidratantes específicos para as unhas. Outra alternativa é ficar uma noite por semana sem o esmalte. E aí, será que vocês aguentam? Todo mundo na hidratação intensa aí gente!

4) Óleo de amêndoas fortalece as unhas

 É mito. A impressão que dá é que ao passar óleos de amêndoas as unhas ficam mais fortes, mas o que realmente acontece é que óleos hidratam as unhas, fazendo com que elas quebrem menos, mas é só isso, pois não ficam fortalecidas.

 5) Lixar enfraquece as unhas

 É mito. Pelo contrário! Unhas bem lixadas ficam menos suscetíveis à quebra. Afinal, uma pontinha mal arrematada pode começar a lascar

 6) Cortar as unhas na lua crescente faz com que elas cresçam mais (ou os cabelos).

É mito. A interferência magnética da Lua nos indivíduos é de valor desprezível, o que é diferente para o oceano, que é uma única e gigantesca massa de água.

 7) Gelatina deixa as unhas fortes?

 Não, nenhum estudo nunca conseguiu provar isso. Bom mesmo, segundo os dermatologistas, é completar a alimentação com leite e derivados, vegetais de folhas verde-escuras, cereais, pães e ovos, alimentos ricos em vitamina B-2. Uma alimentação equilibrada e bem colorida é meio caminho andado para ter unhas fortes.

 8) Esmaltes escuros fortalecem as unhas?

Mentira. A qualidade do esmalte não está na cor e sim em substâncias que eles podem conter. Escolha um produto com formol ou timol, que deixa as unhas mais duras.

 9) Óleo de cravo e casco de cavalo deixam as unhas mais fortes?

 Esses produtos ajudam a fortalecer as unhas, sim, assim como bases fortalecedoras formuladas por dermatologistas, com carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino na composição. Mas se os resultados não aparecerem, não insista e investigue: pode ter alguma coisa errada no seu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário